O projeto de divulgação científica “Pokeplants”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Sistemática e Taxonomia de Angiospermas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mostra essa relação entre elas e os personagens.
Segundo o coordenador do grupo de pesquisa Lucas Cardoso Marinho, a espécie Rafflesia arnoldii inspirou o Pokémon “Vileplume”, conhecido por sua grande flor vermelha com manchas brancas no topo da cabeça. Ele exala um pólen tóxico e pesado, capaz de causar reações alérgicas. A ideia foi baseada no cheiro forte e desagradável da flor.
Quer saber mais detalhes? Acesse terradagente.com.br
La Flora de los Azulejos Brasileños: una herramienta para remediar la ceguera Botánica. Te presentas a Lucas Marinho, un biólogo con licenciatura, maestría y doctorado en Botánica, quien ha dedicado su carrera a la docencia e investigación en el área de la flora brasileña. Lucas ha enfocado su trabajo en un tema fascinante y único: "La flora de los azulejos maranhenses como herramienta para remediar la impercepción botánica."
[TV Assembléia]
O Maranhão possui o maior acervo de azulejos seculares da América Latina. E cada um deles é rico em cores e detalhes que chamam atenção dos mais atentos. Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão fizeram uma análise das plantas que estão representadas nos desenhos feitos em cada peça exposta nos casarões do Centro Histórico de São Luís.
[TV UFMA]
Entrevista concedida à TV UFMA para falarmos um pouco mais sobre o projeto Flora dos Azulejos.
[Bate-papo]
Bate papo com o Pesquisador Sávio Torres de Farias para falarmos um pouquinho sobre as plantas com flores e a importância dos Herbários